Áreas de Actividade:

Forças Motrizes do Desenvolvimento (Demografia e PIB; Mercado de Trabalho; Sectores Produtivos e Políticas de Desenvolvimento; Estruturas Sociais e Económicas; Cooperação Internacional e os Média); Subsistema Social e Governabilidade (Instituições e Políticas Sociais e Ambientais; Saúde, Educação e Ensino; Objectivos do Milénio; Prevenção e Gestão de Conflitos; Emigração/Imigração; História dos Povos e Países Lusófonos; Questão do Género); Subsistema Natural (Meteorologia e Clima (matriz física); Espaços Naturais e Biodiversidade; Transformação da Matriz Ecológica – Impactos Derivados); Subsistema Ambiental (Mobilidade e Infra-estruturas; Gestão das Águas (águas de abastecimento e residuais); Gestão de Resíduos; Gestão Energética; Segurança Alimentar e Nutricional).


Os alunos do Mestrado em Lusofonia: Economia, Políticas e Culturas da ULHT poderão desenvolver a sua investigação no âmbito desta linha.

sábado, 22 de maio de 2010

Professora da Universidade Estadual de Maringá participa no IV Congresso Internacional de África Lusófona


A convite da Linha de Investigação em Africanologia e Lusofonia esteve presente no IV Congresso a Profª Doutora Sandra Pelegrini da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Professora apresentou uma comunicação no painel "Dimensão Social da Globalização" que se realizou no dia 13 de Maio de 2010, pelas 10,00 horas, em que abordou o tema do Património Cultural brasileiro com influência africana.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

IV Congresso Internacional da África Lusófona

A Linha de Investigação em Africanologia e Lusofonia/UEICTS/ULHT, organizou nos dias 12,13 e 14 de Maio de 2010, no Auditório Agostinho da Silva, na ULHT, o IV Congresso Internacional da África, subordinado ao tema “África: Marginalização e Globalização”.
Salienta-se a Conferência Inaugural proferida pelo General José Loureiro dos Santos, que nos ajudou a perceber quais os “limites da globalização”.
Foram várias as dimensões da Globalização abordadas: política, económica, social, os media e as novas competências.
O Congresso contou com a apresentação de diversas manifestações culturais.
De salientar ainda a conferência de encerramento, apresentada pelo Coordenador da UEICTS, Prof. Doutor Fernando dos Santos Neves.
Este Congresso constituiu um espaço importante de reflexão sobre a importância da Globalização no estudo sobre África, bem como na apresentação de pistas para ajudar a compreender os constrangimentos que foram apresentados.

Fernando Campos

terça-feira, 11 de maio de 2010

Linha de Africanologia e Lusofonia presente na República Checa

AProf Olga Iglésias, investigadora da Linha de Africanologia e Lusofonia/UEICTS/ULHT participou na V Conferência de Estudos Africanos Viva África 2010, na Hradec Králové, República Checa, nos dias 6 e 7 de Maio, com a apresentação do artigo "The Political Power of Mozambican Women".