Áreas de Actividade:

Forças Motrizes do Desenvolvimento (Demografia e PIB; Mercado de Trabalho; Sectores Produtivos e Políticas de Desenvolvimento; Estruturas Sociais e Económicas; Cooperação Internacional e os Média); Subsistema Social e Governabilidade (Instituições e Políticas Sociais e Ambientais; Saúde, Educação e Ensino; Objectivos do Milénio; Prevenção e Gestão de Conflitos; Emigração/Imigração; História dos Povos e Países Lusófonos; Questão do Género); Subsistema Natural (Meteorologia e Clima (matriz física); Espaços Naturais e Biodiversidade; Transformação da Matriz Ecológica – Impactos Derivados); Subsistema Ambiental (Mobilidade e Infra-estruturas; Gestão das Águas (águas de abastecimento e residuais); Gestão de Resíduos; Gestão Energética; Segurança Alimentar e Nutricional).


Os alunos do Mestrado em Lusofonia: Economia, Políticas e Culturas da ULHT poderão desenvolver a sua investigação no âmbito desta linha.

Publicações - Livros

Pinto, José F.. 2009. Estratégias da ou para a Lusofonia? O Futuro da Língua Portuguesa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-652-012-0. Lisboa: Prefácio.

O livro tem como ponto de partida o curriculum reformulado da cadeira de Estratégias Linguísticas e Geopolíticas da Lusofonia dos Mestrados em Espaço Lusófono: Lusofonia e Relações Internacionais e de Ciência Política: Cidadania e Governação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. No entanto, está longe de se reduzir a uma sebenta de uma cadeira, pois tem a ambição de promover uma reflexão sobre o papel da Lusofonia num Mundo Multipolar.

Roque, Maria F. F. M.. 2007. A África, A NEPAD e o Futuro. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-980-47-1439-9. Luanda e Lisboa: Texto Editores.

Roque, Maria F. F. M.. 2005. O Desenvolvimento do Continente Africano na era da Mundialização. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-40-2526-8. Coimbra: Almedina Editores

Fernandes, José Manuel; Janeiro, M Lurdes; Iglésias, Olga; Loureiro, João, “Moçambique, 1875/1975 – Cidades, Território e Arquitecturas”, Lisboa, Edição de Autor, 2008.

Iglésias, Olga, Colaboradora no tratamento da obra do poeta moçambicano Rui de Noronha, promovido pela família do poeta, em conjunto com colegas das Faculdades de Letras de Lisboa e da Universidade Eduardo Mondlane, tendo escrito “Rui de Noronha, biografia do poeta e prosador de Moçambique. Do primeiro conto à polémica jornalística. (1909-1943)”, Outubro de 2004.