Áreas de Actividade:

Forças Motrizes do Desenvolvimento (Demografia e PIB; Mercado de Trabalho; Sectores Produtivos e Políticas de Desenvolvimento; Estruturas Sociais e Económicas; Cooperação Internacional e os Média); Subsistema Social e Governabilidade (Instituições e Políticas Sociais e Ambientais; Saúde, Educação e Ensino; Objectivos do Milénio; Prevenção e Gestão de Conflitos; Emigração/Imigração; História dos Povos e Países Lusófonos; Questão do Género); Subsistema Natural (Meteorologia e Clima (matriz física); Espaços Naturais e Biodiversidade; Transformação da Matriz Ecológica – Impactos Derivados); Subsistema Ambiental (Mobilidade e Infra-estruturas; Gestão das Águas (águas de abastecimento e residuais); Gestão de Resíduos; Gestão Energética; Segurança Alimentar e Nutricional).


Os alunos do Mestrado em Lusofonia: Economia, Políticas e Culturas da ULHT poderão desenvolver a sua investigação no âmbito desta linha.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

I CONGRESO INTERNACIONAL "GÉNERO Y FRONTERA"


Realizou-se em Novembro de 2009, entre os dias 11 e 13, o I Congreso Internacional "Género y Frontera" organizado pelo Instituto Universitário de Estudios de las Mujeres de la Universidad de La Laguna (Tenerife, Espanha). Para apresentarem os seus trabalhos sobre o estudo do género estiveram quatro investigadores da Linha de Africanologia e Lusofonia. Os investigadores foram José Filipe Pinto com o trabalho "As realidades da mulher angolana imigrante em Portugal", Olga Iglésias com o trabalho "Para a formação e igualdade do género. Mulher e lusofonia. Um estudo de caso: Moçambique", Fernando Campos com o trabalho intitulado "A mulher migrante - Fronteiras e Constrangimentos", e Alexandra Campos com um trabalho sobre "A Água e o Género". Poderá ver mais informações em http://iuem-ull.org/modules.php?name=News&file=article&sid=13

Sem comentários:

Enviar um comentário